Pedagogia Waldorf




A Pedagogia Waldorf é uma proposta educativa fundamentada na Antroposofia, concebida por Rudolf Steiner na Alemanha do início do século XX e desenvolvida por seus sucessores. A primeira Escola Waldorf foi criada por Steiner em 1919, para atender os filhos dos operários e funcionários da fábrica de cigarros Waldorf- Astória (daí o seu nome). A experiência, distinguindo-se desde o início por ideais e métodos pedagógicos diferenciados, teve grande sucesso e, ao longo do século XX, expandiu-se para os diversos continentes, com a criação de novas escolas baseadas na mesma Pedagogia. Cada escola segue as diretrizes do currículo Waldorf e, ao mesmo tempo, busca valorizar e incorporar a cultura do país em que se encontra. Atualmente, existem mais de mil escolas Waldorf no mundo e dezenas no Brasil. Os professores dessas escolas, além da formação geral na área de Educação, passam por um processo formativo específico, no qual os princípios da Antroposofia e as diretrizes da Pedagogia Waldorf são os eixos centrais.



É embasada em uma concepção de desenvolvimento do ser humano introduzida por Rudolf Steiner. Nessa concepção, a pessoa é vista de maneira holística, considerando-se de modo integrado suas dimensões física, anímica (psico-emocional) e espiritual, em cada faixa etária ou etapa de desenvolvimento e em cada biografia particular. Busca-se, assim, uma abordagem integrada entre o pensar, o sentir e o querer. O querer (agir) é cultivado através da atividade corpórea dos alunos nas diversas aulas; o sentir é estimulado por meio de abordagem artística em todas as matérias, além de atividades artísticas e artesanais, específicas para cada idade; o pensar é cultivado paulatinamente desde a imaginação dos contos, lendas e mitos no início da escolaridade, até o pensar abstrato, rigoroso, científico, no ensino médio. Um dos diferenciais da Pedagogia Waldorf é justamente o fato de não exigir ou cultivar um intelectualismo e um academicismo precoces, valorizando o brincar, o movimento corporal e o criar artístico como importantes formas de aprendizagem e de desenvolvimento na infância. Predomina, também, o desenvolvimento de habilidades ao invés do mero acúmulo de informações, cultivando-se valores morais e espirituais necessários para formar pessoas criativas, autoconscientes, responsáveis e solidárias, capazes de dar sentido e direção às próprias vidas e de contribuir positivamente para os destinos do mundo.



Antroposofia

A Antroposofia (do grego "conhecimento do ser humano") pode ser compreendida como um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo. Foi introduzida no início do século XX pelo austríaco Rudolf Steiner e atualmente tem aplicações nas mais diversas áreas, como a medicina, a farmácia, a agricultura, as artes, o desenvolvimento organizacional e social, a arquitetura, a educação, dentre outras. Talvez a mais conhecida de suas realizações práticas seja a Pedagogia Waldorf, cujos diferenciais podem ser constatados em mais de 1.000 escolas em todo o mundo.

A antroposofia preconiza que a consciência, a auto-consciência, a individualidade e a liberdade são características humanas que devem ser preservadas e desenvolvidas. Nessa perspectiva, o desenvolvimento moral e espiritual baseado em um amor altruísta é a meta do ser humano na Terra. As atitudes morais não devem ser baseadas em imposições exteriores, mas irradiar do amor e do conhecimento individuais, em plena liberdade.                 


Para a antroposofia, a vida humana não decorre de modo linear, mas se desenvolve em ciclos de aproximadamente sete anos - os chamados “setênios”, ao longo dos quais a pessoa vai se formando a partir das interações entre o querer, o sentir e o pensar, que são diferentemente desenvolvidos em cada fase desse processo. Sendo assim, a educação deverá considerar tais fases e proporcionar um ambiente adequado para que o desenvolvimento aconteça de modo harmonioso e saudável. Ou, nas palavras de Rudolf Lanz (2005, p. 53): “A grande tarefa humana do adulto, principalmente do professor, é fazer o ‘mundo’ chegar até a criança de maneira adequada à sua idade. Então ela terá as vivências que lhe darão forças para a vida inteira.”



Baseado em:  LANZ, Rudolf. A pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais Humano. 9ª ed. São Paulo: Antroposófica, 2005.

SETZER, Valdemar. O que é antroposofia.                      

Disponível em: http://www.sab.org.br/antrop/